”Forças IV" 06'00'' Roderick Steel. 2016
”Forças IV" foi um convite feito por 3 performers para participantes experimentarem um circuito em que a singularidade e identidade de cada jogador é simultaneamente revelada e anulada, para produzir um corpo coletivo em processo constante de retroalimentação. A obra coloca as potências e dissensos de um corpo dentro do outro, e vice-versa: é assim que quem participa de ‘Forças’ corporiza as múltiplas tensões entre corpos distintos.
Deixo (mais) este vídeo público pela primeira vez pois a situação atual da pandemia do Covid-19 atualiza algumas questões do encontro "Arte e Política Reloaded? O Direito à Cidade" que ocorreu entre 5-8 de junho 2016, no Espaço da Penha, Hangar e ISCTE em Lisboa, PORTUGAL. O local da performance era na frente da Igreja de Nossa Senhora da Penha de França.
O evento buscou cruzamentos e intersecções disciplinares entre as artes, as ciências sociais e a arquitectura e o urbanismo. Este registro em vídeo da Performance reflete o desejo do evento de documentar e imaginar espaços de resistência e resiliência enquanto práticas de invenção criativa. Com a pandemia fica evidente, agora mais que nunca, a necessidade de criar coletivos cidadãos que desejam participar mais ativamente nas decisões sobre as suas vidas, sobre o comum e sobre a cidade. Pois todos estamos conectados e as ações de uma pessoa trazem consequências para todos numa cadeia de relações e reações sem fim.
Performers convidadas, Marianna Francisca Martins Monteiro, Carolina Abreu. Público participante, Paulo Raposo, Vitor Grunvald, Julia Ruiz, Dani d'Emilia, Daniel (Brittany) Chavez, João Campos, Telma João Santos, Guilhermo Aderaldo, Cristina Ribas, Alex Frechette, Registro em Video, Eveline Araujo. Montagem, Roderick Steel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário