RESUMO: Esta pesquisa prática-teórica tem o objetivo de explorar modos de agenciar, entrelaçar e montar a performance dos corpos com a performance audiovisual, em dispositivos criados a cada instância. Amplia relações de diferentes gêneros de performance com métodos de produção e montagem do cinema, para sugerir um novo termo, “cine-performance”, centrada na ação e modificação do corpo performático pelo aparato cinematográfico. A pesquisa foi desenvolvida a partir do meu trabalho como artista e cineasta e experimentação com a “cine-performance”. Essa conjunção de procedimentos apresenta um panorama de experimentos e intervenções entre meios. Rompe com relações causais entre a performance e como essa é construída em termos audiovisuais – em termos de imagem e montagem – e coteja produções relevantes de outros autores e artistas que examinam intersecções entre os temas elucidados. A “cine-performance” usa a linguagem do cinema para expor as relações da performance com seu contexto tendo em vista materializar em som e imagem os aspectos mais efêmeros e imateriais de qualquer ação que envolve o corpo. E essa relação depende de um corpo que monta uma enunciação cinemática dentro da própria performance, que ativa e chama a participação de gêneros de cinema que se materializam numa obra audiovisual.
ABSTRACT: This practice-based research aims to explore ways of conducting, intertwining and assembling performing bodies with audio-visual performance, through the creation of original dispositifs. It expands relations between different types of performance and cinematic production methods and editing, to suggest a new term, “cine-performance”, centered on the action and modification of the performing body by the cinematographic apparatus. This research has developed from my work as an artist and filmmaker experimenting with “cine-performance”. This combination of procedures presents a panorama of experiments and interventions across media. It breaks with causal relations between performance and how it is constructed in audiovisual terms - in terms of image and montage - and sites relevant productions from other authors and artists that examine intersections between the themes elucidated. “Cine-performance” uses the language of cinema to expose the relationship between performance and its context in order to materialize in sound and image the most ephemeral and immaterial aspects of any action involving the body. And this relationship depends on a performing body that assembles a cinematic enunciation within the performance itself, which activates and calls upon cinematic genres to materialize an audio-visual work.
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